Parceria com Maubisa adiantou celebrações do dia do livro para proporcionar oficinas e debates com inserção da literatura e juventude na cidade
Antecipando a comemoração do dia do livro, estipulado em 23 de abril, o programa socioeducativo Projete, em parceria com o Grupo Maubisa e apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, levou o famoso ônibus literário para Cruz das Posses, distrito de Sertãozinho, SP. A ação teve como objetivo proporcionar aos jovens maior acesso à literatura, debatendo questões como o futuro e carreira, emancipação e protagonismo juvenil.
Durante oito horas de atividades, mais de 500 estudantes entre 13 e 18 anos das escolas públicas da região participaram de oficinas educativas. A primeira, o paradão poético, composto por rodas de slam (competições de poesias faladas), que proporcionou aos jovens um espaço para rimarem sobre estudos, trabalho e pertencimento sob mediação da artista Kamila Andrade. Já na segunda, sob orientação de Priscila Medeiros mostraram suas habilidades confeccionando marca páginas. Na última, os participantes fizeram uma visita guiada ao interior do ônibus, conhecendo o acervo com Ana Rocha.
“Como educadora, poder proporcionar essa experiência aos jovens é complementar tudo aquilo debatido em sala de aula de maneira lúdica e didática, aproximando os estudantes da literatura de uma maneira que eles se interessem e anseiem por mais. A ação foi muito bem-vinda e acredito que todos que participaram saíram com novas perspectivas sobre os estudos, trabalho e o seu próprio potencial em transformar o futuro”, comenta a vice-diretora da escola participante Dr. Isaías José Ferreira, Erika Silva.
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2024, 53% dos brasileiros não leram nenhum livro no ano. Com mais da metade da população desinteressada na literatura, a ação vem em busca de um resgate ao hábito e prazer da leitura.
“É muito importante que, como associação que acredita no poder da educação, oferecermos eventos e ações que estimulem a literatura entre jovens. Queremos evidenciar os benefícios da leitura e apreciação da arte e sua capacidade impactar positivamente em seu desenvolvimento humano e profissional. O que me lembra, inclusive, da expressão latina homo literatus que traz o aspecto do letramento como prática social”, completou o analista pedagógico da Associação Projete, Adriano Nassaro.
O Projete
Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, com mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, gestão de projetos e mais. Com mais de 1.400 jovens formados, 73% do público continua estudando seja em ensino técnico ou superior após a realização do programa. O curso é 100% gratuito e fornece vale-transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado.
Site: https://projeteofuturo.com.br
Instagram: @projetebr
LinkedIn: Projete o Futuro
Bruna Martinelli 16 988651664 [email protected]
Average Rating